Fungos nas Unhas: Tratamento para eliminar a infecção fúngica dos pés, mãos ou pele

Infecção Fúngica nas Unhas

O tratamento médico de fungos nas unhas é sugerido em pacientes que sentem dor e desconforto, devido às alterações das unhas, no entanto, a má aparência estética também é outra razão.

A onicomicose, igualmente conhecida de tinea unguium, é uma infeção fúngica que afeta as unhas dos pés ou das mãos e está geralmente presente ao lado de outras bactérias.

Esses sintomas podem ser exacerbados pelo tipo de calçado, pela atividade e pelo corte inadequado das unhas, sendo necessário o uso de medicamentos para o combate dos fungos.

Os fungos nas unhas desenvolvem-se com o tempo, portanto, qualquer diferença imediata na aparência ou na sensação da unha pode ser demasiado subtil para ser notada no início.

Porém, quando um fungo começa a crescer demais, o risco de infecção é ainda maior.

Pacientes com fatores de risco mais elevados para infecções como diabetes e história prévia de celulite (infecção dos tecidos moles) próximas às unhas afetadas, necessitam atenção e tratamento especial para a eliminação fúngica das unhas.

Tratamento de fungos nas unhas: Como tratar e acabar com as infecções fúngicas

Há diversas causas de fungos nas unhas e para cada uma existe um tratamento próprio.

Embora muitas delas possam ser evitadas, alguns fatores de risco aumentam a probabilidade de desenvolver uma infecção. Se:

  • Tem diabetes
  • Tem uma doença que causa má circulação
  • Têm mais de 65 anos
  • Usa unhas artificiais
  • Nada numa piscina pública
  • Tem uma lesão de unha
  • Tem uma lesão na pele ao redor da unha
  • Fica com os dedos das mãos ou dos pés húmidos por um longo período de tempo
  • Tem um sistema imunológico enfraquecido
  • Usa sapatos fechados, como tênis ou botas

As infecções nas unhas são mais comuns em homens do que em mulheres, e em adultos do que em crianças.

Se tem familiares que contraem esse tipo de infecção por fungos com frequência, também é mais provável que contraia.

Os adultos mais velhos têm um risco elevado de contrair infecções fúngicas nas unhas, porque têm uma circulação deficiente. Isto porque, a unha tende a crescer mais devagar e engrossar à medida que ficamos mais velhos.

Os atletas provaram ser mais suscetíveis ao fungo nas unhas. Presume-se que isso seja devido ao uso de sapatos apertados e suados, associados a traumas repetitivos nas unhas dos pés.

Ter pé de atleta torna mais provável que o fungo infecte as unhas dos pés. O trauma repetitivo também enfraquece a unha, o que a torna mais suscetível a infecções fúngicas.

O que causa fungos nas unhas e quais são alguns dos fatores de risco?

Causas de Infecção Fúngica

Em pessoas normais e saudáveis, as infecções fúngicas das unhas são frequentemente causadas por fungos que são contraídos em áreas húmidas.

Chuveiros públicos, tais como em ginásios ou em piscinas, são lugares comuns de propagação.

Morar com familiares que têm unhas fúngicas, também são fatores de risco.

Se for fazer uma manicure ou pedicure num salão de cabeleireiro, pergunte como a equipa desinfeta as suas ferramentas e com que frequência o faz.

Manicures que usam a higienização inadequada de instrumentos como tesouras, lixas, cortadores de unhas e banheiras de pés, podem transmitir fungos de pessoa para pessoa.

Qualquer doença que prejudique o sistema imunológico pode torná-lo propenso a ser infectado pelo fungo. Isso inclui doenças como AIDS, diabetes, cancro, psoríase ou tomar qualquer medicamento imunossupressor, como esteroides.

Por que fungos nas unhas se desenvolvem e como se parecem?

Uma infeção fúngica nas unhas ocorre devido ao aumento excessivo de fungos por baixo das unhas.

Os fungos desenvolvem-se em ambientes quentes e húmidos, o que pode causar uma superpopulação natural.

Os mesmos fungos que causam coceira, pé de atleta e micose podem provocar essas infeções. Fungos que já estão presentes no nosso corpo podem também dar origem a isso.

Se entrou em contato com outra pessoa que tem uma infecção fúngica, é possível que também a tenha contraído.

Elas afetam as unhas dos pés com mais frequência do que as unhas das mãos, provavelmente, porque os dedos dos pés ficam confinados aos sapatos, onde existe um ambiente quente e úmido.

Quando ocorre uma infeção fúngica pode afetar parte da unha, toda a unha ou várias unhas.

Os sintomas mais comuns de fungos nas unhas são:

  • Uma unha distorcida que pode se desprender do leito ungueal
  • Um odor vindo da unha infectada
  • Uma unha quebradiça ou engrossada

Que outras condições podem ser confundidas com unhas fúngicas?

Identificar Tipos de Fungos nas Unhas

A seguir estão outras condições médicas que pode ter em vez de fungos nas unhas:

Linhas e cristas: São comuns e podem ser consideradas normais. Podem piorar durante a gravidez.

Uma grande ranhura no centro da unha pode ser causada por roer as unhas. Algumas pessoas podem desenvolver essas alterações após a quimioterapia.

Unhas senis: Conforme envelhece, as unhas tornam-se quebradiças e desenvolvem sulcos e separação das camadas no final da unha.

Para evitar isso, tente limpar soluções e não molhe as unhas em água.

Unhas brancas ou amareladas: Podem ocorrer devido à onicólise, isso significa a separação da unha do leito ungueal. A cor que vê é o ar sob a unha.

O tratamento é aparar a unha curta, não limpar embaixo, dar esmalte se quiser esconder a cor e esperar dois a três meses.

Onicólise prolongada pode tornar as unhas sujeitas a infecções fúngicas.

Unhas vermelhas ou pretas: Devido a um hematoma, ou sangue sob a unha, geralmente ocorrem por trauma (como bater no próprio polegar com um martelo).

A área descolorida crescerá com a unha e será aparada conforme apara.

Se tiver uma mancha preta sob a unha que não foi causada por trauma, consulte um dermatologista, pedicure medical ou um podólogo.

Esta precaução é para ter certeza de que não é melanoma (um tipo de cancro de pele associado a células pigmentadas). Uma simples biópsia pode descartar malignidade.

Unhas verdes: Podem ser causadas pela bactéria pseudomonas, que cresce sob uma unha parcialmente separada do leito ungueal. Esta infecção pode causar mau cheiro nas unhas.

O tratamento é cortar a unha a cada quatro semanas, não limpar, dar polimento se quiser esconder a cor e esperar dois a três meses.

Também é aconselhável evitar molhar a unha em qualquer tipo de água (mesmo dentro das luvas) e secar bem a unha após o banho.

Se o problema persistir, existem tratamentos de prescrição que seu médico pode tentar.

Unhas picadas: Podem estar associadas à psoríase ou a outros problemas de pele que afetam a matriz ungueal, a área sob a pele logo atrás da unha.

Esta é a área a partir da qual a unha crescerá. As unhas afetadas pela psoríase também podem ser de cor acastanhada.

Traumas crônicos nas unhas, como correr e parar repetidamente, ponta pé e outros esforços atléticos, podem causar danos às unhas que podem se assemelhar a unhas fúngicas.

Esse tipo de trauma repetitivo também pode ocorrer com certos tipos de emprego ou com o uso de sapatos justos.

Alguns traumas podem causar alterações permanentes que podem imitar a aparência de unhas fúngicas.

Quais são os tipos de fungos nas unhas (pés e mãos)?

Fungos Pés, Mãos e Pele

Muitas alterações nas unhas das mãos ou dos pés podem fazer com que as pessoas pensem que têm fungos nas unhas, clinicamente conhecida como onicomicose ou tinea unguium.

A infeção fúngica nas unhas em certos casos, faz com que a condição da infeção aparente ser contagiosa ou relacionada à falta de higiene.

Na verdade, até 10% de todos os adultos nos países ocidentais têm fungos nas unhas. Essa porcentagem aumenta para 20% dos adultos com 60 anos ou mais.

Infecção subungueal distal: As infecções subungueais distais são o tipo mais comum de infeções fúngicas das unhas e se desenvolvem nas unhas dos pés e das mãos.

Quando infectada, a borda externa da unha tem uma aparência irregular com listras brancas e/ou amarelas em toda a unha.

A infecção penetra no leito ungueal na parte inferior da unha.

Infecções brancas superficiais: Um certo tipo de fungo ataca as camadas superiores da unha e cria manchas brancas agudas.

Essas manchas brancas eventualmente cobrem toda a unha, que se torna áspera, macia e com tendência a despedaçar. As manchas podem ser enrugadas e escamosas nas unhas.

Infecção subungueal proximal: As infecções subungueais proximais são raras, mas também podem afetar as unhas dos pés e das mãos.

Manchas amareladas surgem na base da unha conforme a infecção se espalha para cima. Esta infecção aparece geralmente em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Também pode resultar de pequenas lesões nas unhas.

Infecção por Candida: Leveduras de Candida causam esse tipo de infecção. Pode penetrar em unhas anteriormente danificadas por uma infecção ou lesão.

Mais comumente, Candida afeta as unhas e comum em pessoas que molham frequentemente as mãos na água.

Essas infecções geralmente iniciam na cutícula ao redor da unha, que fica inchada, vermelha e sensível ao toque.

A própria unha pode levantar parcialmente ou cair completamente para fora do leito ungueal.

Medicamento para fungos nas unhas ou remédio caseiro para os pés?

Remédio Caseiro para Pés

A Internet está repleta de informações anedóticas sobre como curar o fungo das unhas usando remédios caseiros.

O vinagre é um remédio caseiro largamente recomendado. Algumas pessoas aplicam vários óleos, como óleo da árvore do chá, óleo de coco, óleos essenciais e óleo de folha de cedro nas unhas também. A eficiência dos remédios caseiros é muito duvidosa.

A aplicação de água sanitária e peróxido de hidrogênio também não é recomendada devido à falta de evidências de que esses tratamentos funcionem. Esses agentes também podem causar irritação cutânea indesejada.

As unhas espessas afetadas por fungos podem ser difíceis de aparar. O uso de creme tópico de ureia amolece a unha e facilita o corte. Esses cremes não exigem receita médica.

Existem medicamentos sem receita contra fungos nas unhas? A definição de medicamentos de venda livre, significa que eles estão disponíveis para compra no varejo comum, não exigindo receita ou licença.

Embora existam poucos medicamentos destinados a tratar as unhas fúngicas, muitos desses medicamentos não foram testados e, portanto, não são aprovados pelos órgãos reguladores competentes para o tratamento de onicomicose.

A maioria dos remédios visam tratar infecções fúngicas da pele, e não da unha. Alguns remédios possuem como ingredientes principais ácido undecilênico e/ou propilenoglicol.

Esses ingredientes inibem o crescimento dos fungos, porém, eles podem não penetrar na unha o suficiente para serem eficazes no tratamento de unhas fúngicas.

Fungos nas unhas dos pés

Fungos nas Unhas dos Pés

Qual é o tratamento para fungos nas unhas dos pés? A terapia antifúngica oral tem alta taxa de cura, dependendo da medicação. Pode levar de 9 a 12 meses para verificar se funcionou ou não, porque é quanto tempo leva para a unha crescer.

Mesmo que o tratamento funcione, o fungo pode voltar.

Uma maneira de se livrar definitivamente do fungo da unha é por cirurgia. O tratamento da onicomicose com cirurgia envolve a extração das unhas.

A remoção cirúrgica pode ser justificada quando a unha afetada está associada a outros fatores, como trauma e/ou infecção.

No entanto, isso geralmente fornece apenas um alívio temporário e a recorrência é comum, a menos que medicação antifúngica adicional (oral ou tópica) seja usada simultaneamente.

Manter as unhas aparadas e limadas pode ajudar a reduzir a quantidade de fungos nas unhas e é altamente recomendado. Isso também proporciona alívio da dor quando as unhas espessadas causam dor relacionada à pressão.

Fungos nas unhas das mãos

Fungos nas Unhas das Mãos

Como uma infecção fúngica das unhas das mãos é tratada? Produtos de venda livre, normalmente, não são os mais recomendados para tratar infecções nas unhas das mãos porque não garantem resultados confiáveis.

O seu médico pode receitar tratamentos como esmalte antifúngico ou soluções tópicas para a infecção, dependendo da gravidade, vai precisar de tomar esses medicamentos vários meses.

Esses tratamentos são aplicados na unha da mesma forma que aplicaria o esmalte. As soluções tópicas geralmente não são eficazes no tratamento de fungos nas unhas das mãos.

Não é garantido livrar o seu corpo completamente da infecção fúngica, porém, o acompanhamento com a sua pedicure medical é essencial para a manutenção de um bom tratamento.

Fungos na pele

Fungo na pele é contagioso? Embora o fungo seja obtido de algum lado, ele não é altamente contagioso.

O fungo na pele é tão comum que, encontrar mais de uma pessoa numa casa que o tenha dificilmente passa de uma coincidência. Pode ser transmitido de pessoa para pessoa, mas apenas com um contato íntimo constante.

Imagens de fungos na pele humana

Veja imagens de fungos na pele humana:

Fotos Fungos na Pele
Fonte: https://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/ss/slideshow-fungus-infection

Prevenção contra fungos nas unhas

É possível prevenir a recorrência de fungos nas unhas? Tinea pedis, também chamada de pé de atleta ou fungo do pé, pode causar o reaparecimento de fungos nas unhas.

Portanto, é importante controlar essa condição. Pode-se aplicar medicamentos antifúngicos com clotrimazol ou creme de terbinafina, como o produto Podo-Forte com Tea Tree da PEDIBAEHR na unha afetada.

Produto Podo Forte com Tea Tree

Manter os calçados e as meias limpas pode ser útil, assim como usar desinfetantes portáteis de luz ultravioleta para desinfetar sapatos.

Algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a prevenir fungos nas unhas.

Cuidar bem das unhas e mantê-las limpas e aparadas é uma ótima maneira de prevenir infecções. Além disso, tente não magoar a pele ao redor das unhas.

Caso fique com as mãos húmidas ou molhadas por um longo período de tempo, use luvas de borracha.

Outras alternativas para prevenir infecções de fungos nas unhas incluem:

  • Lavar as mãos depois de tocar em unhas infectadas
  • Secar bem os pés após o banho, atenção especial entre os dedos dos pés
  • Escolhendo manicure ou pedicure em salões de confiança
  • Evitando ficar descalço em lugares públicos
  • Reduza o uso de unhas artificiais e esmaltes

É realmente possível prevenir as unhas fúngicas? Ninguém sabe onde uma pessoa apanha o fungo, pois está em todo o lado.

No entanto, como o fungo se desenvolve em áreas quentes e húmidas (como pés suados), há certas áreas que devem ser evitadas ou usadas com cuidado.

Pisos de chuveiros, vestuários e piscinas são suspeitos de serem fontes do fungo, embora não existam estudos que comprovem esse fato.

Unhas de esmalte e acrílico também tornam a unha menos “respirável” e mais suscetível a infecções fúngicas.

Os fungos estão por toda a parte – no ar, na poeira e no solo. Medidas higiênicas, como borrifar meias e calçados, parecem sensatas, e talvez essas medidas possam até ajudar um pouco.

Evitar sapatos apertados e que não respiram ou evitar o piso das instalações de desporto pode muito bem ser a melhor prevenção disponível.

A lavagem diária dos pés e a secagem entre os dedos podem ajudar a prevenir o aparecimento de fungos nas unhas.

A prevenção é a chave.

As seguintes medidas preventivas podem ser úteis:

  • Mantenha as unhas curtas e não cave os cantos das unhas ao cortar as unhas
  • Mantenha os pés limpos e seque-os bem
  • Use meias secas e sem sapatos apertados
  • Alterne o calçado de ginástica
  • Não molhe as mãos em água nem use produtos de limpeza agressivos
  • Trate o pé de atleta quando isso ocorrer

Para algumas pessoas a perspectiva será de longo prazo. Uma infecção fúngica das unhas pode ser difícil de curar, e a primeira tentativa de tratamento pode não funcionar.

Fungos nas unhas não podem ser considerados totalmente curados até que uma nova unha livre de infecção tenha crescido.

Em casos graves, pode haver danos permanentes na unha e ser necessário removê-la.

As principais complicações de fungos nas unhas são:

  • Um ressurgimento da infecção
  • Uma perda permanente da unha afetada
  • Uma descoloração da unha infectada

É importante consultar o seu médico caso tenha diabetes e uma infecção fúngica nas unhas. Os diabéticos correm um risco maior de desenvolver complicações mais graves com essas infecções.

Caso esteja a desenvolver fungos nas unhas e pretende prevenir ou remover fungos nas unhas com os produtos profissionais PEDIBAEHR recomendados, preencha o formulário abaixo: