Pé de Atleta: Remédio, prevenção e tratamento definitivo [Tínea Pedis]
O pé de atleta (tínea pedis) é o termo comum para uma infeção da pele nos pés e dedos, provocada por fungos dermatófitos.
A origem do nome está relacionada com os desportistas já que a maior incidência da micose nos pés está concentrada neste grupo de pessoas.
O pé de atleta situa-se preferencialmente nos interdigitais (esbranquiçado), na região plantar, dedos (descamação e inflamação) e por último vesículas (pequenas bolhas que podem propagar ao dorso e planta do pé), esta última é a forma menos comum porém, mais grave da micose.
Saiba mais sobre o que de facto é o pé de atleta e como tratar definitivamente esta infeção.
Índice
- 1 Pé de Atleta: Remédio, prevenção e tratamento definitivo [Tínea Pedis]
O pé de atleta é altamente contagioso?
Sim, temos de ter consciência que este fungo é muito contagioso.
A sua transmissão é rápida através do contacto direto na área infetada, superfícies e objectos tais como: chão (ao andar descalço), toalhas, calçado, roupa e meias.
Esta infeção quando não tratada, alastra-se para outras áreas do corpo como virilhas, unhas, mãos e tornozelos.
O fungo alimenta-se de células mortas, quando caminhamos descalços e nos despimos, essas células desprendem-se, caem no chão e ocasionam um contágio direto.
Se juntarmos isto a outras situações favoráveis como a humidade e calor, criamos o “habitat” perfeito para estes micro-organismos resistentes.
Quais os sintomas mais comuns do pé de atleta?
O pé de atleta é um problema de pele bastante comum que precisa de ser tratado, mas para isso, devemos conhecer os sintomas e identificar que estamos com um problema de pele que não irá desaparecer com o tempo.
A situação é incómoda e contagiosa, mas pode ser resolvido por uma pedicure medical com tratamento precoce, veja abaixo os sintomas:
- Prurido
- Comichão
- Fissuras na pele (plantar e interdigital)
- Descamação
- Pequenas bolhas
- Pele esbranquiçada (plantar e interdigitais)
- Mau cheiro exalado
Embora o fungo do pé de atleta possa ser a causa principal da infeção, os dois últimos sintomas podem estar relacionados com o desenvolvimento de leveduras (bolor) e bactérias.
Temos como responsabilidade cuidar e proteger os outros desta infeção contagiosa assim que identificado os sintomas de tínea pedis.
Fotos de pé de atleta
Veja algumas fotos de pé de atleta que podem apresentar os sintomas mais comuns:
Qual o remédio indicado para o pé de atleta?
Seguir sempre à risca as orientações do médico ou pedicure medical no uso de qualquer remédio para tratar a micose é o primeiro passo para o sucesso do tratamento contra o fungo.
Tenha preferência em remédios que possuem na sua composição:
- Clotrimazol
- Tea-tree
- Farnesol
Todas são substâncias ativas usadas no tratamento do pé de atleta com ação antifúngica, antibacteriana e com ação desodorizante.
O tratamento deve ser prolongado, mesmo depois dos sintomas terem desaparecido. O efeito do remédio é eficaz quando aplicado corretamente e com resiliência numa duração estimada de 4 semanas.
Lave muito bem as mãos, tenha uma toalha diária para a área afetada (de preferência limpe com rolo de papel e deite logo no lixo), não ande descalço em casa e utilize uma ou meias para dormir.
As boas práticas de higiene vão ter uma repercussão muito importante nas diminuições e eliminação dos fungos.
Pomada e outros medicamentos para pé de atleta
O melhor medicamento será um antifúngico tópico (aplicado diretamente sobre a pele) possuindo uma elevada taxa de sucesso.
A nossa preferência será sempre a tradição dos produtos PEDIBAEHR como o Podo-Forte com Tea-Tree ou Tintura para Unhas com Clotrimazol, específico para o tratamento eficaz do pé de atleta:Quanto mais rápido diagnosticado os sintomas, mais fácil irá desaparecer o fungo com a ajuda de remédios e a orientação direcionada de um profissional para o seu problema específico.
Se estiver grávida ou é idoso, fale com o seu médico.
Qual a prevenção mais eficiente contra o tínea pedis?
Para a prevenção do pé de atleta e outros fungos do seu aparecimento, deixamos algumas recomendações do que deve e o que não deve fazer:
- Manter os pés secos, limpos e o mais arejado possível
- Não partilhar roupa, calçado e objetos
- As meias e calçados deverão ser de matérias naturais (não sintético) como lã, algodão, seda ou couro
- Alternar o calçado diariamente
- As meias devem ser trocadas todos os dias e lavadas em água muito quente
- Manter uma higiene diária (utilizar produtos específicos para os pés e calçado)
Lembre-se, o pé de atleta é muito contagioso e você precisa de prevenir também as outras pessoas enquanto estiver infetado. Não coce as zonas da pele afetadas ou partilhe toalhas de banho, use toalhas diferentes para os pés e para o resto do corpo.
Qual tratamento escolher: Caseiro, natural ou médico para tínea pedis?
Passadas 2 semanas desde o início do tratamento, se não houver melhorias significativas, consulte o seu médico.
De facto, qualquer tratamento caseiro ou natural não é recomendado devido ao nível de contágio e gravidade que a tínea pedis pode causar.
Caso seja diabético, consulte imediatamente um médico ao identificar a presença desta micose. Esteja atento à vermelhidão excessiva, inchaço ou febre.
Sim, o pé de atleta tem cura!
Se neste momento está a sofrer com os sintomas nas mãos, pés e procura por remédio/medicamento para curar esta infeção o mais próximo da sua região, preencha o formulário abaixo e receba ajuda PEDIBAEHR: