Calos nos Pés: Como tratar, remover ou eliminar a calosidade [Definitivamente]

Como Tratar Calos nos Pés
Calos e calosidades nos pés são caracterizados por uma área externa na pele mais grossa, espessa e ao toque mais duro.

Os calos surgem através do atrito (a fricção faz com que a pele produza uma camada protetora) ou pontos de pressão constantes.

Como tratar calos nos pés? O tratamento dos calos deve ser feito com a alteração da biomecânica como a mudança dos agentes causadores, por exemplo, o calçado.

Como tratar calos nos dedos das mãos e nos pés

O tratamento de calos nos dedos das mãos e nos pés é executado por uma ação manual de preferência com agentes queratolíticos.

Primeiro, deve remover o calo da pele e acabar com a causa da fricção evitando que os calos possam voltar.

Na maioria das vezes, o surgimento de calos nos pés é devido ao uso de sapatos inadequados. É recomendado o acolchoamento (silicone) no calçado para redistribuir a pressão e evitar que não aperte os pés e os dedos.

Nas mãos, a causa do aparecimento de calos é geralmente pelo uso de ferramentas de trabalho ou até mesmo instrumentos musicais por isso, quando possível a prevenção é com a utilização de luvas apropriadas.

Remédio para calos Vs Remédio caseiro

Após remover o calo, é necessário a aplicação de um remédio para tratar. Preferencialmente, remédios com activos de ureia, ácido lático, ácido salicílico e alantoína.

Podo-Rapid para Suavizar as Calosidades

Recomendamos o uso dos produtos PEDIBAEHR como o Podo-Rapid para Suavizar as Calosidades com ingredientes de ureia, ácido láctico e alantoína para facilitar a remoção de calos e calosidades.

Bálsamo Redutor de Calos

Com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, nutritivas e regeneradoras, o Bálsamo Redutor de Calos – PEDIBAEHR também é recomendado para reduzir em média 37,9% o estrato de córneo em 4 semanas.

Posterior à aplicação de remédio para calos e remoção da pele seca, o último passo é manter a pele macia e sedosa, escolha um remédio/produto de ativos com ação hidratante, nutritiva e regeneradora.

Espuma Cremosa com Equinácea

A nossa recomendação é a Espuma Cremosa com Equinácea – PEDIBAEHR. Esta espuma proporcionará um efeito de hidratação e proteção na formação excessiva dos pontos de pressão.

Consulte um profissional podologista ou pedicure medical para tratar dos calos e calosidades.

Prefere remover em casa? O auto-tratamento não é indicado para não correr risco de cortes ou ferimentos perigosos. Siga os passos alternativos e com segurança de um remédio caseiro para calos:

  1. Colocar a mão numa bacia de água
  2. Remover o excesso de queratina com pedra pomes/lixa d’agua
  3. Remover a pela seca com esfoliante
  4. Hidratar a pele

Quais são os tipos de feridas e calos

Os calos (feridas) são pequenas áreas da pele que se formam normalmente com a pressão ou atrito intermitente, geralmente, sobre uma superfície óssea.

Há dois tipos de calos: calos moles e calos duros.

Calos duros, tem um núcleo que pressiona as terminações nervosas, causando dor.

Os calos moles formam-se (geralmente) nos interdigitais e por se situarem no meio dos dedos, estes mantém-se moles devido ao calor e humidade, mas são igualmente dolorosos e incomodativos.

Como eliminar calos definitivamente

Como Tirar Calos dos Pés

Como eliminar calos definitivamente antes de causar feridas ou dor? Calos e calosidades não são contagiosos, mas podem causar dor se ficarem espessos.

A melhor forma é eliminar a fonte de pressão que lhes dá origem.

Somente com uma avaliação morfológica e articular do pé realizada por um profissional irá identificar a origem do aparecimento dos calos e calosidades para a eliminação posterior.

Atenção especial às pessoas com diabetes ou com uma circulação reduzida, podem causar problemas nos pés mais graves sendo obrigatório uma consulta médica urgente.

Calosidade o que é

Em caso de ardor em áreas mais espessas da pele dos pés, possivelmente é calosidade.

De tamanhos e formatos variados, de uma ervilha ou ligeiramente maior, possui a forma mais ou menos arredondada e amarelada podendo causar uma sensação de ardor.

A pele fica espessa e dolorida e são mais recorrentes nos pés, mas também aparecem nas mãos ou em outras partes do corpo nos casos mais raros. No caso da calosidade plantar, ela ocorre na planta dos pés.

Predisposição às calosidades

Estão mais predispostas as calosidades:

Se neste momento está a sofrer com calos e calosidades nos pés, nas mãos e procura por um tratamento para eliminar o mais próximo da sua região, preencha o formulário abaixo para tratar com os produtos PEDIBAEHR: